Se átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes não tivessem a capacidade de se combinarem uns com os outros, certamente nãoencontraríamos na natureza uma grande variedade de substancias.
Há diferentes maneiras pelas quais os átomos podem se combinar, como, por exemplo, mediante o ganho ou a perda de elétrons, ou pelo compartilhamento de elétrons dos níveis de valência.
Ligação IônBica ou Eletrovalente
Como o propprio nome indica, a ligação iônica ocorre entre íons, positivos (cátions) e negativos (ânions), e é caracterizada pela existencia de forças de atração eletrostática entre eles.
A ligação iônica ocorre, então, entre elementos que apresentam tendências opostas, ou seja, é necessario que um dos átomos participantes da ligação possua a tendência de perder elétrons, enquanto o outro, a de receber elétrons.
Na maioria das vezes, os átomos que perdem elétrons são os metais das familias IA, IIA e IIIA e os átomos que recebem elétrons são os ametais das famílias VA, VIA e VIIA. O hidrogênio (Z = 1) apresenta, na sua primeira e única camada, um elétron, atingindo a estabilidade, nesse tipo de ligação, ao receber mais um elétron.
A ligação iônica em que ocorre transferencia definitiva de elétrons.
Esquematicamente, a ligação iônica entre os átomos A e B, genéricos pode ser assim representada:
A ---------> B
Tendência Ceder elétrons l Receber elétrons
l ametais
Classificação metais l semimetais
l hidrogênio
Interação Cátions < Atração eletrostatica > ânions